Corrida de Carícas (Sameiras)

Jogadores

Adicionar à Colecção
Adicionar à Colecção
Categoria: Etiquetas: ,

Descrição

Foram criados inúmeros jogos com a utilização dessas tampinhas metálicas a quem chamamos de caricas, sameiras ou até outros nomes consoante a localidade.

Regras

Regra do uso dos dedos para ambos os jogos.
Para lançar a carica pode ser feito de duas maneiras, usando uma só mão usa-se o polegar e um outro dedo à escolha para dar o lançar à carica. Usando as duas mãos a carica pode ser lançada usando os indicadores onde um deles é a alavanca para pulmonar o outro.

 

Corrida tradicional
Para este jogo é necessário um espaço ao ar livre em terra ou também poderá ser jogado na praia.
Antes de mais traça-se na terra com a ajuda de uma tábua com 15 a 20 centímetros e traça-se na terra uma pista para o jogo. Depois do percurso feito com o tamanho que acharem melhor começa-se a construir pequenos obstáculos na lista ficando estes à imaginação de cada um, deixamos alguns exemplos:
– Poço com água
– Túnel
– Estreitar a pista a uns 5 cms

 

Corrida “Às Metas”
Este jogo é mais simples que anterior sem ser preciso fazer a pista de corrida. Contudo alertamos para o cuidado a ter ao ser jogado pois será junto a uma estrada.
Procura-se um passeio que tenha as guias largas que separam o passeio da estrada, estipula-se a distância a percorrer e desenha-se com um giz a partida. No percurso até onde será a meta desenha-se de x em x metros metas até chegar à última.
De dois a sem limite máximo de participantes sorteia-se a ordem de jogar e em cada vez o jogador pode fazer 3 lances sem que a carica saia da pista de corrida, se num desses lances a carica sair o jogador perde a vez e coloca a carica na última meta que conseguiu passar. Ao fazer o lance se a carica passar uma das metas antes de sair da pista esta é colocada na meta que conseguiu passar antes de sair.
Ganha que primeiro conseguir passar a meta final, pode-se estipular que para ganhar o jogo a carica ao passar a meta final tem, ou não, de ficar dentro da pista

Dicas

Como jogar usando uma mão

Usando o polegar para fazer pressão sobre o indicador sendo este que irá lançar a carica.

 

Usando também estes dois dedos a outra técnica, ao contrário da anterior, o polegar é que impulsiona a carica usando o indicador para fazer pressão.

 

Jogar com duas mãos

Nesta técnica, a que melhor se consegue controlar a carica, são usadas um dedo de cada mão, podendo ser os dois indicadores ou outros que possam dar mais jeito onde um deles pressiona e o outro lança.

Curiosidades

Em 2011 a Coca-Cola organizou a “Formula Coca-Cola Carica Campionating”.  Foi um evento que percorreu as praias de Portugal durante o mês de Agosto desse ano e proporcionou aos banhistas espetaculares corridas de caricas na areia.
Veja alguns momentos aqui:

Escreva aqui o seu comentário


 

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros