O Detective Amador

A primeira versão portuguesa do Cluedo.

Nome Original

Autor(es)

Editora

Referência

614

Ano de Publicação

Editora Original

Ano de Criação

Jogadores

Classificação Etária

Tema

Caixa

40,5x26cm

Tabuleiro

40x40cm

Adicionar à Colecção
Adicionar à Colecção
REF: LUD/MJ/JMT.0188 Categoria: Etiquetas: , ,

Descrição

O objetivo é encontrar a solução do crime, isto é, descobrir as cartas contidas no envelope. São 6 suspeitos, 6 armas e 9 locais.

No decorrer do jogo, um jogador por vez deve sugerir quais seriam as três cartas do envelope. Os demais participantes deverão contradizer o palpite, exibindo alguma carta que seja parte do palpite, comprovando que a mesma não se encontra no envelope. A carta deve ser mostrada apenas àquele que palpitou.

Após suspeitar ter desvendado o crime, o jogador faz uma acusação, no qual cita em definitivo quem é o assassino, com qual objeto matou, e em qual local da mansão houve o assassinato. O próprio acusador verifica as cartas do envelope, em segredo. Caso tenha acertado, é declarado vencedor do jogo. Em caso de erro, o jogador é eliminado.

História

Em Neighbous , Bournemouth na costa sul de Inglaterra, vivia Mr Pratt, reformado tendo tido a profissão de procurador, e mais a sua esposa. Estavamos no ano de 1944, vivia-se a angustia de uma guerra interminável e sangrenta. Os dias eram passados nos refúgios anti-aéreos enquanto as bombas vindas do continente sobrevoavam o canal da Mancha com o objectivo de destruir a cidade de Londres.
Diz-se que foi nesses horrendos dias que o senhor Pratt, aliado à sua paixão, pelas crónicas da vida real, que lhe inspiraram para a criação de um jogo para ocupar esses longos e penosos dias, proporcionando uma fuga às preocupações quotodianas.

Pratt demorou dois anos no aperfeiçoamento do seu jogo, e quando considerou que a sua persistência foi bem sucedida, partiu com a mulher rumo a Leeds, sede da Waddington Games que, na altura, era a fábrica de brinquedos mais importante do Reino Unido.
Os Especialistas da Waddington reconheceram na criação de Anthony Pratt as qualidades de uma grande ideia. Com alguns atrasos causados pela situação de pós-guerra a Waddingtons lançou o jogo a que chamaram comercialmente de Cluedo, em 1949.
O seu êxito foi imediato e repetiu-se no ano seguinte no mercado norte-americano pela firma Parker Brother. O Cluedo enriqueceu o mundo dos jogos com um novo membro destinado a converter-se num clássico durante muitas décadas, até chegar aos nossos dias. Mas um grande mistério ficou por resolver, Milhões de jogadores descobriram quem cometeu o crime, onde e com que arma, mas o sr. Pratt levou consigo para o túmulo qual a razão porque foi assassinado o famoso Dr,. Black/Dr. Neves.

Composição do Jogo

Tabuleiro
1 dado
6 marcas
6 marcas de armas (madeira)
6 cartas de suspeitos
6 cartas de armas
9 cartas de locais
1 envelope mistério
6 cartões de notas do detective

Escreva aqui o seu comentário


Convidado
Carlos Mota
13/04/2019

Gostava de ter este jogo porque faz parte da minha infância. Alguém tem informação de quem mo possa arranjar?

Ajuda

É uma peça com alguma raridade, vá vendo no OLX a ver se aparece, há poucos meses vi um lá por 50,00eur.

 

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros