Futebol com Sameiras (Caricas)

Autor(es)

Jogadores

Classificação Etária

Tema

Tempo de Jogo

Tabuleiro

65x50cm

Adicionar à Colecção
Adicionar à Colecção
Categoria: Etiquetas: , , ,

Descrição

Este jogo é de cariz artesanal usando materiais fáceis de encontrar como cartolina, caricas (sameiras) de refrigerantes, um botão e canetas coloridas para pintar.
Aqui encontra a explicação para a construção deste jogo e suas regras, estas poderão variar de acordo com a região do país, aqui apresentamos as usadas no Porto na década de 1980/90.
Era um passatempo barato e de fácil construção que os miúdos construíam e jogavam,  imitando o então pouco acessível e tradicional subbuteo. As regras podem ser sempre adaptadas de acordo com os jogadores antes de cada partida. A particularidade deste jogo é que cada um dá o nome à sua equipa e é o próprio “estilista” dos equipamentos dos seus jogadores.

Composição do Jogo

– Cartolina onde se desenhará o campo
– 14 caricas com equipamentos feitos em papel
– 1 botão pequeno que será a bola
– 2 balizas construídas em cartolina

Regras

Desenha-se um campo de futebol numa cartolina, constroi-se duas balizas e cola-se nos respectivos lugares. Seleciona-se 14 caricas para duas equipas de 7 elementos. Usando a criatividade pinta-se um equipamento para colocar dentro das caricas e assim identificar a que equipa pertencem.
O jogo tem a duração de 30 minutos, 15 para cada lado.
Distribui-se os jogadores na sua parte do campo e tira-se à sorte o primeiro a jogar.
Cada jogada é composta por 3 toques/lances na “bola”, mas em cada passe caso a bola fique mais perto do jogador adversário o que estava a jogar perde a vez e a jogada passa para o jogador em que esta ficou mais perto e assim sucessivamente.
Se num dos passes a bola ficar dentro da carica de um dos seus jogadores é considerado mão e assim uma falta. Ao fim de 3 faltas cometidas pelo mesmo jogador é lhe dado um amarelo, caso venha a ter dois é expulso do jogo com cartão vermelho. Se ao jogar o mesmo acontecer mas num jogador adversário não é considerado falta e a vez de jogar passa para o outro jogador. Também é dado cartão amarelo se o jogador der 4 toques na bola e é falta no local do último toque dado.
Quando quiser fazer um remate à baliza deverá alertar o adversário para que este possa posicionar o guarda-redes. Só é possível marcar golo a partir do meio campo adversário.

Escreva aqui o seu comentário


 

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros