Futebol de mola

Classificação Etária

Jogadores

Tema

Adicionar à Colecção
Adicionar à Colecção
REF: LUD/MJ/JMT.0346 Categorias: , Etiqueta:

Descrição

Este tradicional jogo vem de longa data, trata-se de uma construção caseira de uma campo de futebol onde os jogadores são representados por pregos. Joga-se com duas metades de uma mola de madeira e uma esfera metálica.
O nome do jogo foi atribuído pelo Mistério Juvenil pois até ao momento não encontramos qualquer referência ou registo a este jogo, somente relatos verbais.

Composição do Jogo

– Placa em madeira com as dimensões
– 22 pregos com a dimensão 00mm (jogadores)
– 26 pregos com a dimensão 00mm
– Cordel
– Tinta verde e branca
– 1 mola de madeira
– 1 esfera metálica

Regras

Este tradicional jogo joga-se com dois participantes ou com duas equipas de dois jogadores.
Previamente estipula-se se a partida é em tempo ou em marcação de golos. Em tempo joga-se 15 minutos para cada lado, em golos “muda-se aos 6 e acaba aos 12” ou seja, ao sexto golo da primeira equipa que o conseguir muda-se de campo.
Sorteia-se o primeiro a começar e inicia a sua jogada com 3 toques a partir do centro, o primeiro toque tem que ser sempre para o lado do seu campo e quando a bola parar esta não pode ficar no lado adversário, esta regra é igual para quando se marca golo e a bola vem novamente ao meio. Assim só no segundo toque é que a bola pode passar para o campo adversário, mas só a partir do terceiro toque inclusive é que se pode marcar golo. Assim se no dois primeiros toques a bola entrar na baliza do adversário é considerado falta e marcado pontapé de grande penalidade e a vez de jogar passa para o outro jogador, independentemente se tinha ou não efetuado os 3 toques. A partir daqui as jogadas serão sempre feitas com três toques seguidos pelo mesmo jogador. A equipa adversário durante este período não pode interferir no jogo.
No caso de serem equipas de 2 jogadores os toques são dados alternadamente com a outra equipa, três um, três o adversário e no ciclo seguinte jogam os colegas de equipa com a mesma regra.

Caso a bola saia do campo de jogo pelas laterais esta é lançada do ponto de saída pelo próximo jogador da equipa contrária. Se sair pela linha de fundo é pontapé de baliza. Se a rematar for o jogador desse lado do campo é marcado canto. No caso anterior é indiferente se a bola antes de sair bata ou não num jogador.
Os penaltis são marcados caso aconteça o já descrito acima, se o jogador jogar a bola com o dedo e não com a mola e em outras situações que podem ser discutidas entre as duas equipas antes de iniciar a partida.
Estas são as regras base e podem ser ajustadas e modificadas entre as equipas antes do jogo.

Vídeo

Escreva aqui o seu comentário


 

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros