Futebol sem bola

Jogadores

Sem limite

Classificação Etária

Todos

Tempo de jogo

Dois tempos de 20 minutos ou muda aos 6 golos e acaba aos 12

Adicionar à Colecção
Adicionar à Colecção

Descrição

Um jogo bem tradicional que se jogava na infância. Um exemplo de como só com a imaginação se pode passar algumas horas de muita brincadeira.
O futebol sem bola era jogado nos recreios da escola numa altura em que os professores não deixavam levar bolas ou nos tempos livres com um grupo grande de amigos.

Regras

Duas equipas desenham no chão um campo com duas balizas e uma linha central. Tal como o nome diz não existe bola, nós somos a bola.
O objectivo é conseguir entrar no campo do adversário e entrar na baliza sem ser apanhado. Se um adversário nos tocar temos que parar e ficar nesse local à espera que um companheiro nos toque para ficarmos livres. Se isto acontecer podemos voltar para o nosso campo ou tentar entrar na baliza e fazer o golo, sem que voltemos a ser apanhados. Para se ser apanhado basta ter um pé pousado no campo do adversário. Quando se marca golo as posições voltam todas ao início ou se pré-determinarem os jogadores que foram apanhados ficam no mesmo sítio.
Uma dica, por exemplo, dois jogadores da mesma equipa tentar entrar por dois lados diferentes para distrair o adversário ou então sacrificar um para que o outro consiga entrar.
Caso alguém saia pelas linhas laterais fica nessa jogada fora de jogo.
Este jogo é interessante pelo seu espírito de grupo, inter-ajuda e por uma infinidade de tácticas que se podem criar.


O Jogador A foi apanhado pelo adversário e encontra-se à espera de ser libertado.

O Mistério Juvenil criou uma forma alternativa de jogar:
Quando se joga há sempre a possibilidade de quem é apanhado discutir com com o adversário em relação ao local exacto onde o foi, pois para quem é apanhado será melhor ser perto da linha central, para mais fácil ser libertado ou então o mais perto da baliza pois assim se um colega o libertar ser mais fácil entrar na baliza.
Para acabar com possíveis discussões e podemos garantir que acabam, criamos uma nova regra. Ao meio de ambos os campos faz-se uma linha tracejada e quando algum jogador for apanhado, independentemente do local posiciona-se na linha. Deve-se pré-definir duas situações, se o jogador apanhado pode mexer ao longo da linha ou fica estático na linha paralelamente ao local onde foi apanhado. Para tornar o jogo mais emocionante aconselhamos que o jogador apanhado possa deslocar-se ao longo da linha tracejada.


O Jogador A foi apanhado pelo adversário e encontra-se à espera de ser libertado, este pode movimentar-se ao longo da linha tracejada mas não pode sair dela.

O jogo muda de campo aos 6 e acaba aos 12 golos.

Escreva aqui o seu comentário


 

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros