Jogo da Malha

O jogo da malha é um desporto de equipa onde se lançam dois discos de metal em direcção a um meco ou também conhecido por fito que se encontra a alguns metros de distância.

Adicionar à Colecção
Adicionar à Colecção
REF: LUD/MJ/DIV.0001 Categorias: , Etiquetas: ,

Composição do Jogo

– Espaço amplo ao ar livre em terra batida
– 4 Malhas em ferro divididas em 2 pares, devidamente identificadas para melhor reconhecimento, com um peso entre as 600 e 700g,  10 a 11cm de diâmetro e 1,0 a 1,5cm de espessura
– 2 mecos (também conhecido por fitos, xitos, palitos ou pinos) de ferro ou madeira com 3cm de diâmetro e 10cm de altura

Regras

Constituição das Equipas
Cada equipa é constituída por dois jogadores que se  colocam cada um junto ao seu fito, de modo a ficarem lado a lado dois adversários. Os dois primeiros jogadores a iniciarem cada partida (adversários entre si) terão, cada um, duas malhas que lançarão alternadamente procurando derrubar o meco da outra cabeceira e deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente.

Medidas
Na pista (faixa onde vai decorrer o jogo) traçam-se dois círculos, em linha, com 1 metro de diâmetro (cabeceiras) cujos centros distam 12 a 15 metros entre si e onde são colocados os mecos na posição vertical. Traça-se uma linha tangente às cabeceiras, perpendicular ao eixo do jogo, que vai limitar o avanço do jogador durante o lançamento da malha.

Desenvolvimento
O jogo inicia-se com um duplo sorteio, por moeda ao ar, para apurar qual a equipa que faz o primeiro arremesso da malha e em que cabeceira se inicia o jogo.
Em cada cabeceira posiciona-se um jogador de cada equipa, junto a um dos mecos. Os jogadores lançam alternadamente as malhas em direção ao outro meco com a intenção de o derrubar ou deixar a malha o mais próximo deste. Este lançamento terá de ser feito pelo ar, com os dois pés fixos no solo.
Todo o jogador que ao lançar a malha ultrapasse a linha da cabeceira antes da malha tocar no solo ou no meco, vê o seu lançamento ser considerado nulo e, portanto não poderá ser repetido.
A “mesada” só é válida quando o meco cair e ficar totalmente deitado no solo na horizontal. Também é considerado o meco caído quando este fica inclinado e totalmente apoiado na terra, devido a buracos na terra provocados pelas malhas.

Não é considerada “mecada” quando o meco cai sozinho, devido a irregularidades do terreno e a malha ainda vai no ar. Nesta situação o meco deverá ser colocado no respectivo lugar e o lançamento repetido.
Quando a malha derruba o meco e fica no sitio deste, para retomar o jogo, recua-se a malha dois dedos e coloca-se o meco no respectivo lugar.
Se o jogador seguinte colocar a malha no sitio do meco a malha anterior recua três dedos e assim sucessivamente.

A malha que fica no lugar do meco marca sempre caso este não seja derrubado.
Os jogadores não devem recolher ou mexer nas malhas da sua equipa ou da equipa adversária após a realização das jogadas, sem que se tenha apurada e registada toda a pontuação.

Pontuação
Cada encontro é disputado à melhor de 3 jogos.
O jogo é considerado concluído quando uma das equipas totalizar 30 pontos.
No caso de uma equipa atingir 2 vitórias seguidas (2-0), o encontro é dado por terminado.
Quando o meco for derrubado pelo efeito direto da malha será atribuída a pontuação máxima. Quando o meco Não for derrubado, pontuará a malha que se encontrar mais próxima dele.
– Meco derrubado (ou mesada): 3 pontos
– Malha mais próxima do meco: 1 ponto
– Se as malhas mais próximas do meco pertencerem ao mesmo jogador, a equipa marcará 2 pontos.

Os jogadores mudam de campo, quando uma das equipas totalizar 15 pontos.

Escreva aqui o seu comentário


 

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros