Jogo do Berlinde

O objetivo deste jogo é ganhar o maior número de berlindes aos adversários após fazer a tarefa de entrar nos três buracos do jogo.

Jogadores

Adicionar à Colecção
Adicionar à Colecção

Descrição

O berlinde ou bilas, como é conhecido em algumas localidades em Portugal.
As modalidades para este jogo são muito variadas dependendo da região que vivemos, nas regras apresentamos uma versão que poderá ser a mais usual de se jogar ao berlinde.

Regras

3 buracos

Num espaço ao ar livre e em terra batida faz-se três buracos distantes entre si e define-se qual os número a atribuir a cada buraco que será a ordem pelos quais se deverá entrar com o nosso berlinde.Traça-se um risco no chão a 3 ou 4 metros do primeiro buraco que irá ser o local onde todos se iniciam a jogar.
Para saber quem é o primeiro a jogar existem várias formas para o fazer, a mais original e adequada ao jogo é fazer uma cruz no chão e a cinco metros e cada um lança o seu berlinde com o objectivo de ficar o mais próximo do centro da cruz. As posições de jogo ficam atribuídas pela ordem que cada berlinde ficou do centro da cruz.
Cada jogador terá primeiro que entrar nos três buracos previamente feitos no chão, cada vez que entra num buraco pela ordem previamente estipulada terá oportunidade de voltar a jogar, quando efetuar o percurso completo dos 3 buracos, entrando neles, fica livre de puder começar a acertar com o seu berlinde nos berlindes dos restantes jogadores mesmo que estes ainda não tenham entrado em todos os buracos. Para dar mais competitividade ao jogo pode-se estipular que só se pode começar a “comer” os berlindes dos outros jogadores uma jogada após ter entrado no terceiro buraco.
A partir daqui sempre que o seu berlinde acerte num de outro jogador você fica com ele ou se for previamente estipulado em vez de dar o berlinde do jogo dar um outro em substituição, pois muito jogadores poderão ter o seu “berlinde da sorte” e não querer ficar sem ele. Também previamente estipulado pode-se trocar de berlinde por um mais pequeno no momento que se estiver a ser atacado ou então por um maior (vulgarmente chamado de “bufa” o “vaca”) quando vamos tentar acertar no berlinde do adversário.
Durante o jogo quando perseguimos ou fugimos de outro jogador podemos usar os buracos para voltar a jogar várias vezes seguidas, porque sempre que se entra num podemos sempre voltar a jogar e assim por vezes estrategicamente é favorável ficar mais perto do berlinde a capturar.
Para além de ganhar berlindes, vence o jogo quem conseguir chegar ao fim sem ter perdido o seu berlinde. Contudo consoante o número de jogadores por vezes quem ganha mais berlindes poderá não ser o vencedor do jogo.

Existem variantes ao jogo que poderão aplicar em acordo com todos os jogadores como o percurso em vez ser de 3 buracos serem 4 por exemplo.

Seria interessante conhecer outras regras que conheçam, por isso não deixem de nos escrever para o nosso mail.

Composição do Jogo

Berlindes (poderão ser de vidro, metal, pedra ou cerâmica).

Notas

– O Mistério Juvenil tem no seu acervo uma coleção de mais de 300 berlindes diferentes, assim como acessórios e bibliografia dedicada.

Escreva aqui o seu comentário


 

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros