Descrição
Este antigo jogo servia para brincar aos policias e ladrões, assim como aos índios e cowboys. Foi a forma encontrada para que um grupo perseguisse outro e conseguir sem grandes discussões capturar ou eliminar os adversários.
Para este jogo usava-se a seguinte cantilena de eliminação para apurar as duas equipas:
“Anikibébé
Anikibóbó
Passarinho.
Tótó
Berimbau.
Cavaquinho.
Salomão.
Sacristão
Tu és policia
Tu és ladrão.
Eu não quero ser ladrão.
Berimbau.
Tótó
Tenho medo da prisão…
Anikibébé.
Anikibóbó.”
Regras
Formam-se dois grupos usando a cantilena de eliminação/ronda “aniki-bóbó” (ver na descrição) se o tema for polícias e ladrões os ladrões fogem e os polícias caçam no caso de índios e cowboys estes caçam e os índios fogem. Em ambos os casos escolhem um local onde irá ser o quartel general e para onde serão colocados os prisioneiros, caso seja definido assim ou então opta-se somente por eliminar do jogo que for apanhado. Em qualquer dos casos quem foge ou quem caça avistando o inimigo e sabendo que tem uma distância suficiente, diz em voz alta “mãos ao alto e três passos”, de imediato ambos terão que ficar imobilizados no local onde estão, quem deu voz de ataque, sem dar balanço e do local onde se encontra, dá três passos, o mais largo que puder, e caso o seu pé consiga tocar no pé do adversário este fica prisioneiro ou é eliminado caso assim se tenha definido no início do jogo. No caso de ficar prisioneiro é levado para o quartel general sendo possível liberta-lo caso um dos amigos consiga entrar dentro do quartel e tocar no prisioneiro e assim libertando-o.
Ganha o jogo a equipa que primeiro capturar ou eliminar o adversário.
Escreva aqui o seu comentário