Paulito

Jogadores

Classificação Etária

Adicionar à Colecção
Adicionar à Colecção

Descrição

Um dos jogos que se perdeu no tempo, a sua origem, após alguma investigação, poderá ter sido oriunda de Moçambique e terá chegado até nós através dos portugueses que por lá viviam. Algumas variantes ao jogo, aqui apresentadas, foi-nos descritas por uma pessoa de pais portugueses e que nasceu em Moçambique, tendo vindo para Portugal nos inícios da década de 1970.

Composição do Jogo

– Espaço amplo ao ar livre
– Um pau (toco de vassoura por exemplo) com 40 a 50cm – também chamado de “moca”
– Um pau de 10cm chamado de “paulito” ou simplesmente “lito”

Regras

Organizam-se duas equipas sem número máximo de participantes, tendo em conta que o tempo de duração do jogo é maior quanto maior for o número de participantes.
Para o jogo necessitam de um pau, tipo toco de vassoura, com mais ou menos 50cm que podemos chamar de “moca” e um mais pequeno com aproximadamente 10cm e que podemos chamar de “lito” ou “paulito”.
O jogo é realizado ao ar livre numa zona descampada. Faz-se uma pequena cova no chão que irá servir de rampa de lançamento para o “paulito”.
Escolhe-se um elemento de cada equipa que vão com a moca dar o maior número de toques possível no “paulito” antes deste cair no chão e assim acharem a primeira equipa a jogar.

OBJECTIVO
Conseguir arremessar o “paulito” o mais longe possível utilizando unicamente a “moca” para o efeito sem que o adversário o consiga apanhar antes deste cair no chão e assim conseguir o maior número de pontos e vencer o jogo.

DESENVOLVIMENTO DO JOGO

1ª fase
O “paulito” é arremessado o mais longe possível, tentando os adversários agarra-lo no ar. Para isso nesta primera fase coloca-se o “paulito” atravessado na cova e com a “moca” levanta-se o “paulito” e com este no ar tenta-se acertar com a maior força possível, caso não se consiga acertar passa a vez para a equipa adversária, caso consiga o arremesso com êxito e algum jogador da outra equipa o consiga agarrar no ar o lançador perde a sua vez de jogar sendo substituído por outro colega da mesma equipa que ainda não tenha feito qualquer lançamento. Se o “paulito” não for agarrado no ar, um dos jogadores apanha-o e desse local efetua um lançamento manual tentando acertar na “moca” que foi colocada no chão atravessada relativamente à cova.
Se acertar, o lançador é eliminado sendo substituído por outro. Se não acertar o lançador permanece e passa à fase seguinte.

2ª fase
Nesta fase o lançamento do “paulito” é feito de maneira diferente, o lançador atira o “paulito” ao ar e dá uma pancada com o pau antes daquele cair no chão. Se acertar aguarda o lançamento manual deste pelo adversário e no ar tenta acertar para que este vá o mais longe possível. Se a equipa adversária o conseguir agarrar no ar o jogador é eliminado. No caso contrário, ele mantém-se em jogo e faz a contagem com a “moca”, a partir do local de lançamento e o local onde o “paulito” caiu.

3ª fase
O “paulito” é colocado ao alto na cova ficando com a inclinação desta de forma que o lançador possa dar uma pancada com a “moca” e o “paulito”suba girando sobre si mesmo para que depois o lançador possa voltar a bater nele, mas desta vez com a maior força para o arremessar para o mais longe possível. Mas nesta fase o jogador pode não o arremessar de imediato e tentar dar o maior número de toques no “paulito”, enquanto este estiver no ar, antes de o lançar para longe. A vantagem dos toques vai-se reflectir na contagem processo de contagem. Quantos mais toques der, maior será a contagem final ou seja, se der dois toque duplica a contagem, se der três triplica e assim por diante.
Se o “paulito” for agarrado no ar pelos adversários o processo é o mesmo que na fase anterior. Se ninguém o agarrar o lançador mede a contagem do local do lançamento ao local de queda usando o “paulito” como medida e não a “moca” como na segunda fase. Mas de acordo com o número de toques que o lançador conseguiu dar no ar. Assim cada comprimento equivalente à medida de um “paulito” corresponde a 5 pontos no caso de só ter sido dado apenas um toque, se foram dados dois passa a 10 pontos por medida e assim sucessivamente.

O jogo termina quando todos os jogadores de ambas as equipas forem eliminados vencendo a equipa que conseguir o maior número de pontos.

Escreva aqui o seu comentário


 

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros