SÓJOGO - Base de dados nacional dedicada ao jogo

Sobre Nós

Esta plataforma é uma iniciativa do projecto Mistério Juvenil através do seu programa Centro Português do Jogo (CPJ) e tem como objectivo inventariar, catalogar e disponibilizar de uma forma gratuita toda a informação relacionada com o jogo em Portugal. Neste espaço poderão encontrar registos relacionados com jogos de tabuleiro e mesa, jogos populares tradicionais, jogos de cartas, jogos ou consolas eletrónicas que tenham sido produzidas em Portugal ou com marcas portuguesas e videojogos de autores nacionais.
O Mistério Juvenil tem uma coleção de mais de 500 jogos de tabuleiro e de mesa, assim como perto de 300 baralhos e jogos de cartas portugueses e estrangeiros e que vão desde o início do século XIX até aos nossos dias.

É principalmente na infância que o jogo tem uma grande relevância pois é com ele que a interação com outras crianças se faz, quem na escola não brincou à Macaca, ao elástico, Macaquinho Chinês ou muitos outros jogos que começaram a ficar no esquecimento e correm o risco de se perderem para sempre? Com os amigos as tardes passadas a jogar ao "vira" com cromos, à "batalha naval", "stop" e com a família os serões a jogar o Jogo da Glória, o Mikado, Monopoly, Cluedo e muitos outros.
Já numa geração que viveu as décadas de 1980, 90 e posteriores, com o avançar da tecnologia, os jogos passaram para o ecrã da televisão com o surgimento das consolas de jogos eletrónicos e que passou a ocupar grande parte do tempo livre das pessoas.
E é precisamente para que todas as gerações vindouras possa aceder ao mundo dos jogos em Portugal que criamos esta base de dados que tentará disponibilizar toda a informação possível acerca destes jogos de todas as áreas. Contamos também com o seu testemunho que poderá dar através dos nossos contactos.

Se é jogo, está aqui

 

Jogos de Tabuleiro
Todos os jogos produzidos e editados em Portugal até aos dias de hoje e ex-colónias até 1974 que têm por base um tabuleiro de jogo. Não constam da base de dados puzzles ou actividades didáticas para crianças com idade inferior a 5 anos.

Jogos de Mesa
Aqueles jogos em que o uso direto da mesa é fundamental, não sendo necessário recorrer a um tabuleiro propriamente dito. Como por exemplo   os jogos de cartas e dominós.

Jogos Tradicionais
Os típicos jogos que outrora entretinham as gentes das terras portuguesas. A malha, o pau de sebo, corrida de sacos, berlinde, pião, são alguns exemplos.

Jogos de Cartas
Sejam eles com cartas de naipes ou baralhos específicos, este tema contém todos os jogos que a base seja um baralho de cartas.

Jogos de Convivio ou companhia
Não havendo um termo em português para designar o que em inglês chamam "Party Games" o CPJ batizou em 2017 este género de jogos como sendo "Jogos de Convívio ou jogos de Companhia".
Ficam integrados nesta categoria os jogos que são jogados em encontros sociais para facilitar a interação, proporcionar entretenimento, convívio, passatempo ou quebrar alguma monotonia num encontro familiar ou de amigos. Este tipo de jogo poderá também ser o propósito do encontro ou festa. Como tal, os jogos de convívio visam incluir jogadores de vários níveis de habilidade e onde a eliminação de jogadores é rara. Este tipo de jogos pretendem ser jogados socialmente e serem divertidos.

Jogos ao Ar Livre
Os jogos praticados em espaços abertos e que poderão ou não requerer algum utensílio para os praticar.

Jogos Eletrónicos
Consolas ou dispositivos de consumo doméstico ou público produzidos total ou parcialmente em Portugal.

Videojogos
Nesta base de dados constam os jogos produzidos em Portugal com distribuição comercial ou não até 1999 para qualquer plataforma existente na altura ou público alvo.

 

Legenda: 
- (*TMP*) : quando encontra esta referência junto ao título de um jogo significa que a ficha deste está incompleta e encontra-se em pesquisa.
- REF : esta designação (LUD/MJ...) que encontra nas fichas refere-se à referência do jogo relativo à existência no acervo do Mistério Juvenil.

 

Ficha técnica

Propriedade: Sociedade Literária de Aventura e Mistério Juvenil
Projeto: CPJ - Centro Português do Jogo
Criação e Coordenação: Paulo Ferreira
Responsável técnico: Leonardo Ferreira | newteen.pt
Fotografia / Vídeo: pauloferreira.tv - newspictures.tv
Colaborador e apoio:
Miguel Santos Fernandes
Contacto:
mj@misteriojuvenil.com

©2000-2019 Mistério Juvenil e logo são marcas registadas no INPI


Atualizado em 18-03-2019

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros

Mistério Juvenil © 2000 - 2017

Afiliados e Parceiros